quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

FEIRAS FRANCAS


A Fundação da Juventude, através do seu mais recente equipamento, o "Palácio das Artes – Fábrica de Talentos", recupera
a tradição das Feiras Francas, reactivando a história, numa envolvente comercial e económica, interagindo de forma dinâmica com o Centro Histórico do Porto, com a comunidade residente, com o turismo e com os agentes culturais, potenciando a associação do património, à tradição, da economia à cultura e às artes.

Em cada último sábado do mês, o Largo de S. Domingos, onde antigamente existiam as arcadas do Convento e hoje se localiza este Palácio das Artes, será dinamizado com a mostra e venda de produtos de Jovens Artistas Nacionais e Internacionais, de acordo com a temática da Feira, transportando a Arte para a rua, abrindo-se a porta principal do Edifício, permitindo ainda o usufruto público com os jovens criadores residentes, que abrem os seus ateliers para que o público tome contacto com o processo de criação, “expondo-o” aos olhares dos visitantes.

No piso nobre serão apresentados trabalhos de jovens criadores de várias áreas artísticas, que poderão vender os seus produtos e apresentar as suas performances nas áreas da dança, teatro e música, colaborando ainda na produção e divulgação das Feiras Francas numa vertente pedagógica de formação.

Este evento, de promoção do talento criativo, vai permitir cativar outros mercados, novos públicos, recuperar tradições, trabalhar a imagem do território, promovendo, para além do centro histórico, a cidade do Porto, a Região Norte e o País, particularmente os jovens artistas nacionais com talento para abraçarem também o desafio de contribuírem para a modernização dos sectores produtivos, alguns estratégicos, trazendo contemporaneidade e diversificação aos circuitos comerciais e turísticos temáticos, em franco crescimento por todo o Mundo.


É lançado o apelo à participação com projectos e ideias que cruzem as diversas áreas artísticas:
artes plásticas,
performances e instalações, teatro, vídeo, joalharia, design, arquitectura, fotografia... workshops.

O objectivo desta participação alargada é garantir a presença nas diversas Feiras Francas a desenvolver no ano de 2010. Sendo já a primeira no dia 27 de Fevereiro, entre as 10h e as 24h.

Na selecção das obras será sempre comunicada a decisão da Fundação da Juventude e do gestor do projecto de participação ou não, no prazo máximo de 10 dias antes do início da Feira respectiva, sendo contudo considerada excepcional a primeira de 27 de Fevereiro, cujo prazo de comunicação será reduzido para 4 dias úteis.

Lembramos que:
- 
 As feiras francas têm uma periodicidade mensal, sendo feita uma calendarização prévia das mostras;
-
Se seleccionado/a, é aprovada entre as partes (organização e promotor/jovem) a forma de apresentação dos trabalhos/produtos, bem como os meios para apresentar a ideia/produto/performance ...

O processo de candidatura deve incluir:
O
envio de um pdf (máximo 5MB), com:
Nome/Autor
Área Criativa
Contactos do/a autor/a(s)
Descrição do produto para Mostra ou Venda
Preço do produto
Fotografias actualizadas
Tipologia dos materiais a expor e peso (caso se trate de peças de grande dimensão)

A organização não se responsabiliza pela segurança das peças presentes na Feira Franca, cabendo ao autor/a a responsabilização pelo seu manuseamento e vigilância.

As propostas devem ser enviadas para os emails:

feirasfrancas@fjuventude.pt
feirasfrancas@gmail.com

Mais informações:
http://www.feirasfrancas.blogspot.com/
www.fjuventude.pt

ou através dos contactos:
Carla Rendeiro - feirasfrancas@fjuventude.pt
André Rodrigues - arodrigues@fjuventude.pt
João Faria - jf.esap@gmail.com

1 comentário: