A Fundação da Juventude, através do seu mais recente equipamento, o "Palácio das Artes – Fábrica de Talentos", recupera
a tradição das Feiras Francas, reactivando a história, numa envolvente comercial e económica, interagindo de forma dinâmica com o Centro Histórico do Porto, com a comunidade residente, com o turismo e com os agentes culturais, potenciando a associação do património, à tradição, da economia à cultura e às artes.
Em cada último sábado do mês, o Largo de S. Domingos, onde antigamente existiam as arcadas do Convento e hoje se localiza este Palácio das Artes, será dinamizado com a mostra e venda de produtos de Jovens Artistas Nacionais e Internacionais, de acordo com a temática da Feira, transportando a Arte para a rua, abrindo-se a porta principal do Edifício, permitindo ainda o usufruto público com os jovens criadores residentes, que abrem os seus ateliers para que o público tome contacto com o processo de criação, “expondo-o” aos olhares dos visitantes.
No piso nobre serão apresentados trabalhos de jovens criadores de várias áreas artísticas, que poderão vender os seus produtos e apresentar as suas performances nas áreas da dança, teatro e música, colaborando ainda na produção e divulgação das Feiras Francas numa vertente pedagógica de formação.
Este evento, de promoção do talento criativo, vai permitir cativar outros mercados, novos públicos, recuperar tradições, trabalhar a imagem do território, promovendo, para além do centro histórico, a cidade do Porto, a Região Norte e o País, particularmente os jovens artistas nacionais com talento para abraçarem também o desafio de contribuírem para a modernização dos sectores produtivos, alguns estratégicos, trazendo contemporaneidade e diversificação aos circuitos comerciais e turísticos temáticos, em franco crescimento por todo o Mundo.
É lançado o apelo à participação com projectos e ideias que cruzem as diversas áreas artísticas: artes plásticas,
performances e instalações, teatro, vídeo, joalharia, design, arquitectura, fotografia... workshops.
O objectivo desta participação alargada é garantir a presença nas diversas Feiras Francas a desenvolver no ano de 2010. Sendo já a primeira no dia 27 de Fevereiro, entre as 10h e as 24h.
Na selecção das obras será sempre comunicada a decisão da Fundação da Juventude e do gestor do projecto de participação ou não, no prazo máximo de 10 dias antes do início da Feira respectiva, sendo contudo considerada excepcional a primeira de 27 de Fevereiro, cujo prazo de comunicação será reduzido para 4 dias úteis.
Lembramos que:
-
As feiras francas têm uma periodicidade mensal, sendo feita uma calendarização prévia das mostras;
- Se seleccionado/a, é aprovada entre as partes (organização e promotor/jovem) a forma de apresentação dos trabalhos/produtos, bem como os meios para apresentar a ideia/produto/performance ...
O processo de candidatura deve incluir:
O envio de um pdf (máximo 5MB), com:
Nome/Autor
Área Criativa
Contactos do/a autor/a(s)
Descrição do produto para Mostra ou Venda
Preço do produto
Fotografias actualizadas
Tipologia dos materiais a expor e peso (caso se trate de peças de grande dimensão)
A organização não se responsabiliza pela segurança das peças presentes na Feira Franca, cabendo ao autor/a a responsabilização pelo seu manuseamento e vigilância.
As propostas devem ser enviadas para os emails:
feirasfrancas@fjuventude.pt
feirasfrancas@gmail.com
http://www.feirasfrancas.
www.fjuventude.pt
ou através dos contactos:
Carla Rendeiro - feirasfrancas@fjuventude.pt
André Rodrigues - arodrigues@fjuventude.pt
João Faria - jf.esap@gmail.com
Quando se realizam as próximas feiras francas?
ResponderEliminar